Apoiar organizações que lutam pela justiça racial
Desde 2015, a Google.org direcionou mais de 40 milhões de dólares em subsídios monetários e 50 000 horas de trabalho através da Google.org Fellowship para apoiar organizações na luta pela justiça racial.
A nossa sociedade não é igualitária, algo que as comunidades negras sentiram em primeira mão durante gerações. O racismo sistémico criou um legado de políticas discriminatórias opressivas e um sistema de justiça criminal ineficaz. Apesar de representarem apenas 12% da população dos EUA, os cidadãos negros constituem quase 40% das pessoas que estão encarceradas nos Estados Unidos.
Ao longo dos últimos cinco anos, apoiámos organizações que utilizam a ciência de dados e abordagens inovadoras para identificar e analisar parcialidades no sistema de justiça criminal. O nosso mais recente compromisso baseia-se neste trabalho, além de financiar esforços para reduzir a disparidade racial em áreas como a riqueza, a educação e a saúde.
Expandir os dados de qualidade para criar um sistema de justiça criminal mais equitativo
As organizações sem fins lucrativos podem ter dificuldade em empregar e manter as pessoas com as competências necessárias para tornar compreensíveis e acionáveis os conjuntos de dados complexos. Para resolver este problema, ligamos os funcionários da Google com experiência em áreas como engenharia, design ou ciência de dados a organizações de justiça criminal na linha da frente através do programa Google.org Fellowship.
Medir a parcialidade no comportamento policial
O Center for Policing Equity (CPE) mede a parcialidade no policiamento. Em 2017, 10 Google.org Fellows trabalharam com o CPE para ajudar a criar a National Justice Database, a primeira base de dados do país que mede estatísticas sobre o comportamento policial, incluindo ordens de paragem e utilização da força. Em 2020, uma nova coorte de 14 Google.org Fellows apoiou o CPE na expansão da National Justice Database para proporcionar transparência a um número ainda maior de departamentos de polícia por todo o país.
Comparar o desempenho de casos criminais por jurisdição
A Measures for Justice (MFJ) está a digitalizar e analisar o desempenho do sistema de justiça criminal dos EUA. Em 2016, disponibilizámos à MFJ 1,5 milhões de dólares em subsídios para expandir o seu trabalho por todo o país e os Google.org Fellows ajudaram a MFJ a reformular o respetivo portal de dados de desempenho comparativos, o qual avalia a forma como os casos estão a ser processados, desde a detenção até à pós-condenação, em condados de todo o país. O acesso a este tipo de dados comparativos nunca esteve disponível anteriormente e já está a ser utilizado por procuradores e líderes locais para informar a criação de políticas e promover a reforma.
Tornar acessíveis os dados relativos à população prisional local
Anteriormente, os EUA não possuíam dados compreensivos sobre quantas pessoas estão atualmente na prisão. Concedemos ao Vera Institute of Justice 4 milhões de dólares em 2017 e colocámos ao seu dispor o programa Google.org Fellowship para ajudar a desenvolver o primeiro conjunto de dados de prisões locais em tempo real e publicamente acessível em 2019. Em 2020, quando as taxas de infeção por COVID-19 começaram a aumentar nos EUA, estados como o Tennessee e o Kentucky, utilizaram os dados do Vera para identificar e libertar pessoas detidas antes do julgamento. Desde março de 2020, observou-se uma diminuição de 25% no número total de pessoas na prisão nos EUA.
Representação jurídica e advocacia
Além do trabalho a longo prazo de mudar os sistemas, sabemos que é importante apoiar os indivíduos que estão atualmente a ser afetados por um sistema de justiça criminal ineficaz e injusto.
Criar soluções políticas
Começámos por apoiar o Leadership Conference Education Fund com um subsídio de 2 milhões de dólares para financiar o respetivo relatório New Era of Public Safety em 2017, que oferece soluções políticas centradas na comunidade para proporcionar às comunidades e aos departamentos de polícia recomendações e práticas recomendadas sobre policiamento constitucional e comunitário. Recentemente, dedicámos mais 1 milhão de dólares para ajudar a expandir o respetivo trabalho a mais comunidades.
Prestar assistência jurídica
Apoiamos a Equal Justice Initiative (EJI), assim como a respetiva missão para acabar com o encarceramento em massa, desde 2015 e renovámos recentemente o nosso apoio financeiro no âmbito de um compromisso de 12 milhões de dólares. Além de prestar assistência jurídica a indivíduos, a EJI está a trabalhar para aprofundar a compreensão partilhada da sociedade sobre a história. Em 2017, financiámos a experiência interativa digital da EJI, Lynching in America: Confronting the Legacy of Racial Terror, que proporciona visualizações de dados sobre violência racial e as histórias pessoais por detrás dos mesmos.
Advocacia e apoio da comunidade
Atualmente, 1 em 4 mulheres tem um membro da família na prisão. O Essie Justice Group é uma comunidade de mulheres com entes queridos encarcerados que trabalha para acabar com o encarceramento em massa, bem como apoiar as mulheres e as famílias que tratam das crianças e finanças sozinhas.